Sustentabilidade no mundo do curtume

Progresso em direção a um futuro sustentável

sostenibilità conceria

A Indústria da Moda é uma das indústrias mais dinâmicas do mundo, sempre em busca de inovação e progresso: caracteriza-se por um olhar voltado para o futuro, com coleções e desfiles que apresentam ao mundo as tendências da moda para as próximas temporadas. Graças ao seu impacto no dia a dia, a indústria da moda tem o papel fundamental de guiar o mundo da indústria para um futuro mais sustentável: nos últimos anos, de fato, o termo “sustentabilidade” teve grande ressonância e atenção em muitas áreas., e pretende-se, cada vez mais, planear um futuro atento ao desenvolvimento social e ecológico, ciente dos recursos ao nosso dispor.

O elemento chave que distingue uma empresa torna-se assim a inovação, aliada à atenção ao meio ambiente e à segurança: o objetivo passou a ser o de criar produtos que sejam não só performáticos e eficazes, mas também sustentáveis, concebidos e projetados com materiais renováveis, atentos a segurança e saúde humana.
O setor coureiro, área específica da indústria da moda, vem promovendo algumas iniciativas no setor curtidor e calçadista: o objetivo é fornecer soluções tecnológicas que garantam baixas emissões de carbono, baixo impacto ambiental na biodiversidade e desenvolvimento sustentável de processos.

Assomac Green Label

Em particular, as empresas associadas à Assomac (Associação Nacional dos Fabricantes de Tecnologias de Calçado, Couro e Curtumes) podem aderir à iniciativa “Supplier of Sustainable Technologies”, que divulga conhecimentos sobre a gestão consciente dos recursos naturais e o consumo de energia e água, para qualificar o processo produtivo como sustentável. O núcleo do projeto é representado pelo Green Label, o Assomac green label, que identifica os fornecedores italianos de tecnologia para as indústrias de calçados e curtumes, após uma análise cuidadosa de:

  • desempenho energético
  • desempenho ambiental

As medições são realizadas de acordo com os parâmetros internacionais do CFP (Carbon Footprint), o que permite dados precisos sobre a atenção ao meio ambiente nas indústrias.

Gestão de resíduos e desenvolvimento sustentável em Bengala Ocidental

A nível internacional, no entanto, uma iniciativa digna de nota é a promovida no estado indiano de West Bengal, onde foi implementado o projeto “Gestão eficaz de resíduos e desenvolvimento sustentável”: as indústrias de couro indianas poderão colaborar com algumas empresas italianas que produzem máquinas de processamento de couro de ponta do ponto de vista dos padrões ambientais. O objetivo é levar inovações do setor às empresas indianas, para garantir um desenvolvimento mais sustentável em uma das áreas mais populosas do planeta (considere como referência que Calcutá, a capital deste estado, tem cerca de 15 milhões de habitantes).

Compromisso da Aircom

Neste contexto, a Aircom Original investe na innovação e desenvolvimento de todos os seus produtos, de forma a garantir a sua segurança, durabilidade e respeito pelo ambiente.

Sempre certificamos as pistolas automáticas para pintura por órgãos confiáveis, para verificar se a dispersão da tinta na atmosfera é mínima: uma redução da pulverização permite evitar a poluição ambiental e também poder conter os custos de produção na fase de acabamento a pele.

O compromisso para os próximos anos é levar a empresa a reduzir cada vez mais as emissões de carbono, a reduzir o desperdício e a usar materiais de fontes renováveis: tudo isso serão pequenos passos para melhorar nossa abordagem ao meio ambiente e ajudar a criar mais futuro de negócios sustentáveis.