Desenho industrial

O que significa e como o fazemos

design industriale

Os processos de produção permitem-nos ter sempre produtos novos e inovadores que respondem cada vez mais às necessidades do mercado: a sua concretização final é apenas a última etapa de um processo mais longo, constituído por ideias, análises, desenhos e modificações subsequentes.

O que se entende por design de produto?

Os produtos finais dos processos industriais são objetos que utilizamos no nosso dia-a-dia e que se destinam a simplificar a nossa vida. A fase de design e design do produto é uma das primeiras etapas do processo, na qual são avaliadas as diferentes perspectivas e ideias para a criação do objeto. A definição oficial de design industrial foi cunhada em 2015 pela World Design Organization: “O design industrial é um processo estratégico de solução de problemas que impulsiona a inovação, cria sucesso nos negócios e leva a uma melhor qualidade de vida por meio de produtos, sistemas, serviços inovadores e experiências “

O significado de design é, no entanto, muito mais amplo e técnico do que a definição oficial: devemos considerar o processo de produção, o ciclo de vida do produto, a relação entre o produto e o usuário final, cada vez mais perto do design thinking. O design coloca-se assim como a análise de cada característica que torna aquele produto mais funcional para o utilizador final, respeitando as exigências do mercado e do cliente, considerando as propriedades técnicas e estruturais e atentando para o seu impacto ambiental (tema que está recebendo cada vez mais atenção nos últimos anos).

Ciclo de vida: o que é e como se configura?

O ciclo de vida de um produto é uma representação gráfica do desenvolvimento do produto: desde a sua concepção e nascimento, à sua adoção pelo mercado, ao seu posterior redesenho e modificação, para garantir que é escolhido pelos clientes.

Ouvir o cliente e as suas necessidades é fundamental: o produto, portanto, e principalmente o seu design, estão ligados à compreensão das necessidades do mercado e do cliente final, com o objetivo último de simplificar processos e promover o bem-estar.

O que é design thinking?

O design thinking é um modelo de design que visa resolver problemas explorando a visão criativa: no centro do modelo está o usuário, seja ele o cliente final ou um intermediário. Empatia, compreensão e abordagem das necessidades do cliente passam a ser um princípio fundamental, que é importante considerar ao longo do ciclo de vida do produto.

O Design Thinking for Business Observatory do Politecnico di Milano identificou quatro formas de Design Thinking (blogosservatori.net), dependendo dos objetivos do projeto:

  • Creative Problem Solving é uma metodologia com a qual as empresas inovam ao entender as necessidades do usuário, imaginando o máximo de soluções possíveis para atender às suas necessidades;
  • Sprint Execution: o objetivo é criar um produto para ser lançado no mercado, seguindo as necessidades dos usuários;
  • Creative Confidence: estimula-se o empreendedorismo nas empresas, envolvendo as pessoas para lhes dar mais espaço;
  • Innovation of Meaning: o objetivo é trazer valor tanto para a organização que promove a visão quanto para o usuário final.

No coração do Design Thinking está o pensamento do designer: ele faz perguntas, observa e projeta somente depois de ter descoberto quais são os desejos, necessidades ou problemas do usuário.

Como fazemos isso na Aircom?

Um dos nossos valores fundamentais é precisamente o design: acreditamos que a estética de um produto industrial é tão importante quanto a sua eficiência e estamos empenhados todos os dias em fazer com que os nossos produtos sejam caracterizados pelos materiais, cores e formas.

Escolhemos apenas materiais certificados 100% made in Italy e distinguimos as nossas pistolas automáticas com base nas cores. A forma das nossas pistolas também é particular: contamos com a ajuda de designers industriais que apoiam o nosso departamento de design com novas ideias e propostas inovadoras, para estarmos sempre um passo à frente.

Você está curioso para saber mais?