Acabamento em madeira: as pistolas

Pintura em madeira: que produtos escolher?

legno

Saber quais produtos são mais adequados para o acabamento da madeira é uma vantagem na produção e garante um aumento dos produtos acabados em menos tempo e com considerável economia de produto. As empresas que lidam com acabamento de madeira podem lidar com diferentes tipos de processamento, como:

  • pintura de painéis de madeira
  • pintura de produtos de madeira semi-acabados
  • acabamento de janelas
  • envernizamento de componentes de madeira

Nessas empresas, o acabamento e o envernizamento da madeira representam a última etapa do processamento do material, que pode ser revestido com produtos de proteção ou tintas coloridas. O mercado de acabamento industrial de madeiras está em constante evolução, exigindo pesquisas constantes de qualidade, conhecimento, agilidade e cooperação, a fim de obter produtos finais livres de defeitos: por isso as empresas investem na melhoria de suas instalações produtivas, com uma atuação sempre maior atenção ao meio ambiente.

Por que escolher a pintura automática?

A inovação nestas áreas está ligada, por exemplo, à mudança dos sistemas de pintura, que devem garantir a presença de equipamentos com mudanças de cor muito rápidas e aplicações robóticas. Em muitas empresas, mudamos gradualmente da pintura manual de produtos de madeira para a pintura automática, graças a robôs e pistolas de pulverização que pulverizam o produto na madeira de maneira uniforme. De fato, dentro das cabines de pintura em madeira encontramos robôs equipados com pistolas automáticas que pintam os produtos de madeira introduzidos na cabina, sejam eles destinados a deslizar em rolos horizontais ou em esteiras que os movimentam verticalmente (o foco no assunto foi feito por Verniciatura del Legno). Graças à pintura automática, é possível garantir uma excelente transferência de tinta: com a pintura manual a quantidade de tinta utilizada é, de facto, maior, pois o operador pode passar várias vezes no mesmo local já pintado, enquanto com o automático, o robô reconhece a superfície a ser pintada e o programa configurado garante uma pintura uniforme sem múltiplas passadas no mesmo ponto. No interior desses estandes, ainda, existem sistemas de filtragem de ar, para evitar que o excesso de tinta se espalhe no meio ambiente, e sistemas de recuperação da própria tinta: além de uma considerável economia de tinta, também atinge um menor impacto ambiental.

Como podemos te ajudar?

Na Aircom Original somos especializados há mais de 50 anos em pistolas automáticas de pulverização: cuidamos do design, produção e controle de qualidade das pistolas em nossa fábrica e podemos garantir uma alta eficiência de transferência (descubra nossas certificações).

50th
Pistola 50TH